Vietnam - Dia 4 - Hanoi

Chegamos de Sapa por volta das 5h30 da manhã. Na estação de trem, pegamos um taxi até o hotel (difícil foi arrumar um que aceitasse ligar o taxímetro, eles querem cobrar preço fixo que é 3 vezes o valor - insista, pois tem sempre um mais honesto que vai te levar pelo preço justo). 

Ao chegarmos ao hotel MERACUS 2 (vou fazer um post inteiro sobre ele) fomos encaminhados ao quarto e aproveitamos para tirar um cochilinho. Essa foi outra das muitas gentilezas que recebemos do hotel - havíamos solicitamos um early checkin pelo booking e eles nos disseram que se houvesse disponibilidade não haveria problema. Estávamos até dispostos a pagar meia diária - porque ficar zanzando na rua às 5h30 da manhã ninguém merece - mas quando chegamos havia vaga e eles nos deixaram entrar e usar o quarto sem custo adicional.

Fomos direto para  a cama e dormimos até as 8h - foi excelente. Depois de descansarmos, fomos bater perna na cidade, já que este seria nosso único dia inteiro em Hanoi. 
A maioria das atrações de Hanoi, se concentra no Bairro Antigo (ou muito próximas a ele). Dá para fazer quase tudo a pé, aliás recomento, já que, andando pelas ruas, tivemos a oportunidade de ver um pouco do cotidiano da cidade.  

Atenção: Fique atento ao atravessar as ruas, pois o trânsito é muito confuso. Os carros respeitam a sinalização, mas as motos - que são a maioria - podem fazer basicamente tudo. Para vocês terem uma ideia, o hotel deixa no quarto um manual de instruções de como atravessar a rua - hilário, porém necessário. 

Olha a quantidade de motos estacionadas no passeio
As dicas são: 

1. Ao atravessar as ruas, faça contato visual com os motociclistas;
2. Siga em frente, jamais voltando para trás, e pare sempre que necessário. 
3. Atravesse devagar e deixe que as motocicletas desviem de você. Os condutores raramente param para o pedestre, apenas desviam dele.
4. Procure atravessar a via na companhia de outras pessoas é bem melhor do que sozinho, por isso procure atravessar onde há outras pessoas tentando fazer o mesmo.


Templo Ngoc Son

Começamos nosso passeio pelo Ngoc Son. Este templo fica em uma ilhota no meio do Lago Hoan Kiem e foi construído no século XVIII. O bilhete para visitar o templo é vendido em um estande localizado ao lado esquerdo antes de atravessar a ponte. O templo abre das 08:00 às 17:00 todos os dias. Aliás fique atento aos horários de funcionamento, pois os templos emuseus de Hanoi fecham muito cedo. 

Centenas de devotos lotam diariamente este santuário, onde eles vão fazer suas orações e entregar oferendas.No interior do templo, podemos ver também uma tartaruga gigante empalhada. Ela faz parte do folclore e das lendas contadas pelos vietnamitas.


Dentro do templo também é possível apreciar a vista do Lago Hoan Kiem e dezenas de bonsais lindos e exóticos.


Miếu Quốc Tử Giám (O Templo da Literatura)


Nossa segunda parada foi no templo dedicado a Confúcio, pensador e filósofo chinês que viveu entre 552 e 479 a.C. Inaugurado em 1070, pelo imperador Ly Thanh Tong, o lugar passou a abrigar a primeira universidade do país. Como estávamos no período do ano novo chinês, os estudantes estavam escrevendo em cartazes, suas resoluções e pedidos para o novo ano.





Além de passear, ver paisagens e monumentos, uma das coisas mais interessantes em uma viagem é observar a cultura e costumes dos moradores locais. Ao entrarmos no templo da literatura, vimos uma grande movimentação de estudantes levando cartazes para serem pintados. Um deles nos explicou que na época do ano novo é uma tradição no Vietnã que se faça cartazes com os desejos para o ano novo.


Outra coisa interessante de observar é o comportamento dos Vietnamitas dentro dos diversos locais de culto, suas oferendas e como em todo lugar há um cantinho próprio para se queimar incessos.

Saindo do Templo da Literatura, a caminho do Museu Militar. Nos deparamos com uma praça toda enfeitada de flores. Além de referências ao Carneiro, animal de 2015 no calendário chinês, as flores mostravam também símbolos socialistas, por ser esta a doutrina adotada pelo país.



Museu Militar do Vietnam

O museu militar é um lugar super interessante de se visitar, principalmente se você quer entender um pouco mais sobre a tão falada guerra do Vietnã. Lá você vai poder conhecer o lado vietnamita da história e ver uma grande coleção de armas e equipamentos usados na batalha, inclusive equipamentos e Franceses e Americanos capturados durante anos de guerra. 

A peça central do museu é um caça MiG -21, de fabricação soviética. Ele está exposto junto a outros os destroços de aviões francês que foram abatidos. Ao lado do museu há uma grande torre com a bandeira do Vietnã. Lá de cima, você tem uma ótima vista dos destroços coletados e armazenados no museu.



Destroços vistos do alto da torre



Hue Citadel

Nossa próxima parada foi na Hue Citadel, que fica bem pertinho do museu militar. Por quase um século e meio, 1802-1945, suas muralhas protegeram a cidade real da dinastia Nguyen. A Cidadela era reservada, exclusivamente, à família real. Ela oferecia defesa e proteção aos seus membros contra potenciais invasores. Esta fortaleza também foi usada como quartel general, na época da guerra do Vietnã. Até hoje, os escritórios usados são mantidos com todos os móveis e equipamentos.

No jardim fora da muralha havia uma exposição com bonsais de todos os tamanhos e formas. 



Mausoléu de Ho Chi Minh

Como o mausoléu de Lenin em Moscou (onde está exposto o corpo do líder da revolução russa), o mausoléu de Ho Chi Minh foi construído para abrigar os restos mortais embalsamados do famoso e adorado presidente. Porém diferentemente do que aconteceu em Moscou, aqui só foi possível ver o mausoléu por fora.

Visitamos também a residência oficial e última morada do antigo presidente, que fica em um complexo atrás do mausoléu.



Eu amei ver as pessoas usando estes chapéis típicos vietnamitas. Eles são usados principalmente por trabalhadores de baixa renda e que trabalham muito expostos ao sol. Não resisti e comprei dois. O difícil foi fazê-los chegar inteiros no Brasil.




SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blogger Template Created by pipdig